A Mineradora Vale colocou em funcionamento no município de Marabá, um novo projeto de produção de cobre, o Salobo III que deverá operar 12 milhões de toneladas do minério. Com investimento na ordem de US$ 1,1 bilhão, Salobo III consiste na expansão da unidade de mineração de cobre da empresa, que além do cobre produzirá outros minérios como ouro (principal subproduto) e prata.
Estrutura
Com estrutura originalmente feita em aço a planta apresentou problemas de vibração decorrentes da rigidez da tubulação utilizada para condução de polpa e rejeito de minério, água de processo etc.
Solução
Consultada para resolver o problema de vibração da tubulação que ocasionava o desgaste e rompimento prematuro das conexões de aço, a Borracha do Brasil desenvolveu um sistema especial de fabricarão de conexões de borracha para atender a demanda da planta. Formulando uma Borracha Especial para suportar a alta abrasividade dos fluidos e desenvolvendo um engenhoso sistema anti-rompimento, a solução foi apresentada e aprovada com grande aceitação pelo time de engenharia do cliente. Desta forma a Borracha do Brasil através do seu knowhow de 55 anos de experiência consolidou mais um case de sucesso, reforçando ainda mais sua posição e parceria com a Vale S/A.
Desafios
Foi de fundamental importância o compartilhamento de informações entre as equipes de engenharia da Vale e da Borracha do Brasil, com objetivo de desenvolver uma serie de soluções versáteis e otimizadas que atendessem em um primeiro momento as trocas constantes de peças desgastadas prematuramente, e que evitassem as paralizações constantes de linha e consequentemente as perdas de produção.
Vantagens da Solução Implantada pela Borracha do Brasil: Agilidade na montagem. Ganho de produção. Redução de parada de linha
Aumento de vida útil de material. Economia ao evitar reposições contestantes de peças.
© 2025 feito por 311 Creative Studio